O Núcleo de Diversidade e Gênero de Juazeiro do Norte (NUDG) deu início, nesta sexta-feira (7), à organização do mapeamento da população LGBTQIAPN+ do município. A iniciativa visa reunir informações detalhadas sobre essa comunidade, permitindo o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e um atendimento mais direcionado às suas necessidades.
A partir da próxima semana, a equipe do NUDG começará a digitalização dos cadastros, que atualmente estão em papel. O processo incluirá a geolocalização dos registros para identificar as áreas com maior concentração da população LGBTQIAPN+ atendida pelo equipamento.
O mapeamento será ampliado com o cruzamento de dados de movimentos sociais e ONGs atuantes na cidade, facilitando a identificação de pessoas ainda não cadastradas e permitindo ações de busca ativa para ampliar a cobertura do atendimento.
Para fortalecer o levantamento, o NUDG buscará apoio de estagiários do curso de Sociologia da Universidade Regional do Cariri (URCA). A parceria acadêmica contribuirá para a análise dos dados e aprimoramento da metodologia da pesquisa.