A tão esperada reconstrução do Canal do Rio Granjeiro, no Crato, deve finalmente sair do papel. A previsão de início das obras foi atualizada para a segunda semana de maio, segundo o prefeito André Barreto, em entrevista ao CETV. O gestor afirmou que “representantes do consultor que venceu a visitação […] vão fazer a ordem”, dando início ao processo que promete resolver os recorrentes alagamentos no Centro e em bairros adjacentes da cidade.
A obra será realizada em três etapas, com um investimento total de quase R$ 125 milhões. As duas primeiras fases serão executadas pelo Governo do Estado, enquanto a terceira contará com recursos do Governo Federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Parte dos projetos executivos precisou ser readequada após análise técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP).
O prefeito destacou que os técnicos da empresa responsável já estão realizando estudos de campo: “É um tempo que eles já começaram fazendo a estudar, a estudar em torno do canal. […] A meta deles é encerrar a obra até o mês de dezembro deste ano.”
Ainda segundo André Barreto, as duas primeiras etapas da obra devem se concentrar entre a Ponte de Bia e o Mercado de Valdeci. “Vai resolver esse problema de alagamento durante a chuva e até mesmo no centro da cidade”, explicou.
Com a nova estrutura, a expectativa é de que a capacidade de vazão do canal aumente significativamente. “Esse é o principal objetivo dessa grande obra do canal, é aumentar a vazão do canal”, ressaltou o prefeito. “Nesse sentido, de garantir para nós, para a nossa população e a nossa segurança.”
O governo do Estado também deve acompanhar de perto os preparativos e a execução do projeto.