Oito dos 13 feridos no acidente com o ônibus escolar que transportava um time de futebol amador da cidade de Aurora, que deixou três mortos, seguem hospitalizados em hospitais do interior do Ceará na manhã desta segunda-feira (25).
Após o acidente, 12 vítimas foram levadas por ambulâncias do Samu para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Destes, cinco já receberam alta e sete ainda se encontram na unidade.
Conforme o hospital, o estado de saúde dos pacientes, que não tiveram as identidades informadas, é estável.
Outro ferido foi transportado na ocasião por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha. O homem, que também não teve a identidade informada, passou por uma cirurgia e continua hospitalizado no local.
As três vítimas que morreram no local são:
Cícero Cristino Batista Lins, 22 anos
Juscelio Justino de Oliveira, 38 anos
José Waldemir Dias Brasileiro, 43 anos
O sobrevivente Jaderson (à esquerda) e o amigo que acabou morrendo, Cristino Lins. — Foto: Arquivo pessoal
Um dos sobreviventes, Jaderson Ruan Barbosa, 20 anos, relatou ao g1 que estava sentado ao lado de Cícero, que o abraçou quando o ônibus começou a virar na ribanceira. Já José Waldemir pediu a uma prima, no momento em que saía de casa, para que ela cuidasse da mãe dele.
LUTO OFICIAL EM AURORA
Três homens morreram e outros 15 ficaram feridos após ônibus escolar que transportava time de futebol amador perder o controle e cair em ribanceira em rodovia no interior do Ceará. — Foto: Ednardo Alves/ SVM
A Prefeitura de Aurora se manifestou nas redes sociais decretando luto oficial no município por três dias. Já a Secretaria de Juventude e Esporte de Aurora informou que todas as atividades esportivas na sede e distritos do município estão suspensas por 15 dias.
Governadora do Ceará, Izolda Cela disse, em postagem nas redes sociais, que recebeu “com muita tristeza” a notícia da morte de três pessoas e dos vários feridos no acidente.
“A aeronave da Ciopaer foi acionada imediatamente para realizar o transporte dos feridos a hospitais da região. Conversei com o prefeito de Aurora, Marcone Tavares, e coloquei o estado à inteira disposição para o que fosse necessário. Minha solidariedade às famílias das vítimas deste triste acidente”, escreveu a governadora.
ACIDENTE
Ônibus escolar que levava time de futebol amador de Aurora desceu ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no interior do Ceará. — Foto: Arquivo pessoal
O ônibus escolar que levava jogadores de um time de futebol amador da cidade de Aurora caiu em uma ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no interior do Ceará, no início da tarde de sábado (23).
Conforme o coronel Agnaldo Viana, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que participou do salvamento das vítimas, o ônibus vinha da cidade de Aurora em direção ao município de Santana do Cariri, onde os atletas participariam de uma partida, quando o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a ribanceira de cerca de 60 metros.
“O acidente foi por volta das 14h30, que nós fomos acionados. Tanto o salvamento, como o socorro estiveram no local, com cerca de 12 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Ciops e do Samu. […] Cerca de 18 pessoas estavam no veículo. Três homens morreram no local e outros três foram socorridos em estado grave”, disse Agnaldo Viana.
Imagens aéreas feitas por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) mostram a distância entre a rodovia e o local onde o ônibus parou.
Ainda conforme o coronel dos bombeiros, as outras vítimas tiveram escoriações leves. Há suspeita que a direção do veículo tenha quebrado, fazendo o motorista perder o controle.
“Segundo populares, a direção sacou e ele ficou sem o controle do automóvel”, disse o coronel dos bombeiros.