Após sabatina realizada nesta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Onélia Santana (PT), teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para assumir a vaga de Conselheira do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE). Esposa do Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e atualmente à frente da Secretaria de Proteção Social do Ceará, Onélia alcançou sete votos favoráveis.
A votação aconteceu de forma secreta, e apenas dois votos foram contrários à indicação, que parte da base aliada do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O pleito não apresentou abstenções. Para assumir a função, o próximo passo depende da votação no Plenário, que acontece nessa sexta-feira (13), de forma presencial.
A indicada já havia alcançado o apoio de 39 deputados dos 46 que formam a Assembleia Legislativa. Os políticos haviam assinado um documento em apoio à ex-primeira-dama do Ceará. Caso seja aprovada, Onélia Santana ocupará a vaga que está aberta, desde a morte do conselheiro Alexandre Figueiredo, ocorrida no mês de junho deste ano.