A Operação Caminhos Seguros, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), resultou na prisão de 55 pessoas suspeitas de crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. As ações ocorreram entre os dias 30 de abril e 15 de maio em 106 municípios cearenses, incluindo Barbalha e Juazeiro do Norte.
Em Barbalha, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu um mandado de prisão por crimes contra a dignidade sexual. Já em Juazeiro do Norte, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu em flagrante um homem suspeito de estupro de vulnerável.
A operação mobilizou 1.287 agentes de segurança e 470 viaturas em ações integradas que incluíram diligências, fiscalizações em locais suspeitos, abordagens, atendimento a vítimas e resgates de crianças e adolescentes. Também foram realizadas atividades educativas e preventivas.
As ações foram conduzidas em parceria com a Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e outras coordenadorias da SSPDS. Ao todo, foram cumpridos 43 mandados de prisão e registradas oito prisões em flagrante, além de uma apreensão de adolescente e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).