A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) iniciaram, nesta sexta-feira (7/2), a Operação Divisa Integrada. A ação conjunta das forças de segurança dos dois estados tem como foco o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, o combate ao tráfico de drogas e outras iniciativas para reforçar a segurança na região de divisa entre os estados.
A secretária-executiva de Defesa Social de Pernambuco, Dominique de Castro Oliveira, destacou que o tráfico de drogas é um fator central na criminalidade organizada, estando diretamente ligado a outros delitos como tráfico de armas, homicídios, lavagem de dinheiro e extorsão. Segundo ela, há um fluxo constante de drogas entre Pernambuco e Ceará, o que justifica a presença desse crime como um dos alvos prioritários da operação.
A operação ocorre em várias frentes. Em Pernambuco, seis municípios estão recebendo operações de polícia judiciária e ações de repressão qualificada. Em Juazeiro do Norte, no Ceará, um dos focos das ações é o combate a crimes financeiros, como estelionato contra idosos.
Além do enfrentamento à criminalidade organizada violenta, Dominique Oliveira ressaltou a importância de atuar também contra delitos que afetam diretamente a população. “É fundamental garantir segurança ao cidadão comum, que pode não estar envolvido diretamente com crimes violentos, mas precisa se sentir protegido”, afirmou.
A Operação Divisa Integrada seguirá até domingo (9/2) sob a coordenação de Dominique de Castro Oliveira e do secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS-CE, Sérgio Pereira.