A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), realizou mais duas edições da Operação Focus neste fim de semana. Na ocasião, foram apreendidos mais de 17 quilos de drogas e aves silvestres.
Os trabalhos iniciaram na sexta-feira (25) com as equipes policiais atuando no município de Caucaia. Na ocasião, mais de 300 abordagens à pessoas em atitudes suspeitas e veículos foram realizadas.
Já no sábado (26), a 71ª edição da Operação Focus foi realizada nos bairros Messejana, Jangurussu, Maraponga e José Walter. Durante os patrulhamentos pela região, foram apreendidos mais de 17 quilos de drogas.
Ao todo, 151 pessoas foram abordadas e 68 veículos foram vistoriados. Os trabalhos policiais foram realizados por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), além de profissionais da Copol.
Uma equipe do Batalhão de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também realizou a apreensão de aves silvestres que estavam na residência de um homem, de 58 anos, no bairro Conjunto Palmeiras. Foram apreendidos: dois galos campina, um corrupião, um abre e fecha, um bigodeiro, um golinha e um capim coleira.
O homem foi conduzido para o 30° Distrito Policial, unidade da PC-CE, onde teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) registrado. As aves serão entregues a um instituto para cuidado e soltura em seu habitat natural.
Operação Focus
A Operação Focus tem por finalidade detectar irregularidades e possíveis crimes, cumprir mandados de prisão em aberto, bem como, realizar saturações e abordagens às pessoas em atitudes suspeitas e veículos. As áreas de atuação da Focus são escolhidas a partir de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da SSPDS.
Denúncias
A população pode contribuir com o trabalho policial repassando informações que auxiliem nas investigações. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.