Grupos de reisado do Cariri participaram, na manhã deste sábado (2), de um grande cortejo pelas ruas de Juazeiro do Norte, a 491 km de Fortaleza. A ação cultural abriu as comemorações dos 150 anos da chegada do Padre Cícero ao município.
O encontro, tradicional do Ciclo de Reis, neste sábado é realizado para que os brincantes pudessem conhecer uma nova forma de divulgação da cultura caririense. Uma plataforma digital foi criada com informações sobre todos os grupos de tradição, mestres da cultura e ritos que fazem parte da celebração do Ciclo Natalino da cidade do Padre Cícero.
A ferramenta deve funcionar como um “e-dossiê”, documento on-line sobre territórios culturais, grupos e mestres. “Juazeiro do Norte, de acordo com nosso mapeamento, tem mais de quarenta grupos de reisado atuantes e pode ser considerada a capital brasileira do reisado. Organizamos essa ferramenta para colaborar com o registro da Festa do Quilombo como patrimônio cultural do Ceará”, afirmou Felipe Caixeta, autor do projeto.
O trabalho dos grupos culturais, de acordo com Caixeta, está diretamente ligado à chegada de Padre Cicero a Juazeiro do Norte. De acordo com pesquisas, o sacerdote incentivava bastante as tradições populares. “Os grupos vinham até a casa do Padre Cícero, se apresentavam pra ele. A gente pode dizer que além de tudo, ele era um mestre da cultura, ele estruturou essa cultura que hoje está na quarta ou quinta geração de brincantes”, explicou.
A Festa do Quilombo está em processo inicial para ser declarada Patrimônio Cultural do Ceará. Em 2017, o pedido de abertura do processo de inscrição (registro) da festa como patrimônio cultural foi feito junto ao Governo do Ceará. Após análise, a Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória emitiu um parecer favorável, recomendando o Registro da Celebração ao Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará.
Fonte: G1