Pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris, Rebeca Andrade não subiu ao pódio. A brasileira competiu na final da trave de equilíbrio nesta segunda-feira, mas terminou em quarto lugar, não conquistando nenhuma medalha. A norte-americana Simone Biles, que caiu durante sua apresentação, ficou na quinta posição, enquanto a outra brasileira, Júlia Soares, alcançou o sétimo lugar.
A italiana Alice D’amato venceu a prova com uma pontuação de 14.366, seguida pela chinesa Yaqin Zhou. Manila Esposito, também da Itália, completou o pódio.
Yaqin Zhou, que teve a melhor nota da classificatória, foi a primeira a se apresentar. Apesar de um desequilíbrio, ela manteve-se na trave e recebeu 14.100 pontos. Sunisa Lee, dos Estados Unidos, também era uma forte candidata, mas caiu da trave e somou apenas 12.333 pontos.
A jovem brasileira Júlia Soares fez uma apresentação impressionante, mas também sofreu uma queda, recebendo 12.333 pontos. Aos 18 anos, esta é sua primeira participação nos Jogos Olímpicos.
Simone Biles, grande favorita, apresentou-se em penúltimo lugar, mas sua queda resultou em uma nota de 13.100. Rebeca Andrade foi a última a competir, realizando uma bela apresentação sem quedas, porém insuficiente para garantir uma medalha.
Rebeca Andrade busca um recorde histórico para o Brasil em Olimpíadas, podendo se tornar a maior medalhista do país se alcançar seis pódios. Em Paris, ela já conquistou prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes. Em Tóquio, Rebeca foi ouro no salto e prata no individual geral.
Atualmente, ela está empatada com os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, cada um com cinco medalhas. Rebeca já é a mulher brasileira mais condecorada na história das Olimpíadas. A ginástica artística se encerra nesta segunda-feira nos Jogos de Paris, mas Rebeca ainda competirá na final do solo, prevista para começar às 9h20 (horário de Brasília), com grandes expectativas de medalha.
Notas das finalistas na trave de equilíbrio:
1 – Alice D’Amato (14.366)
2 – Yaqin Zhou (14.100)
3 – Manila Esposito (14.000)
4 – Rebeca Andrade (13.933)
5 – Simone Biles (13.100)
6 – Sunisa Lee (13.100)
7 – Júlia Soares (12.333)
8 – Sabrina Maneca-Voinea (11.733)