O Ceará passará a exigir a 3ª dose de vacina contra a Covid-19 de pessoas a partir de 18 anos para a entrada em eventos, órgãos públicos estaduais e estabelecimentos comerciais, a partir de segunda-feira (21). A medida não se aplica, contudo, para aquelas que receberam o imunizante da Janssen.
A regra consta no último decreto restritivo, publicado neste sábado (19), no Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme o texto, haverá fiscalização educativa para o cumprimento da norma até o próximo dia 3 de abril.
O decreto também descarta a cobrança da exigência do passaporte com ciclo vacinal completo para pessoas que comprovarem não terem ultrapassado quatro meses desde a aplicação da segunda dose (D2).
O passaporte já era exigido desde novembro último no Estado. O que muda agora é a necessidade de comprovação do ciclo vacinal completo.
Pelas novas regras, os estabelecimentos cujo acesso condiciona-se à apresentação do documento estão dispensados de observar o distanciamento social e as restrições de horário de funcionamento, mas devem manter as demais medidas do protocolo sanitário.
Quem não precisa apresentar passaporte com as 3 doses no Ceará?
- Pessoas até 18 anos;
- Quem tomou a vacina da Janssen, que deixou de ser dose única. Portanto, as pessoas vacinadas com esse imunizante inciaram a segunda aplicação somente em dezembro de 2021
- Pessoas que por algum motivo ainda não completaram quatro meses desde a aplicação da segunda dose
- Menores de 12 (doze) anos ou por aqueles que, por razões médicas reconhecidas em atestado médico, não puderem se vacinar.
Onde o passaporte será cobrado?
Em todos os locais onde o passaporte sanitário já é exigido. Veja lista:
- Eventos diversos;
- Restaurantes, incluindo os de hóteis;
- Bares;
- Barracas de praia ;
- Academias;
- Hotéis;
- Teatros, cinemas, circos que trabalharem com 100% da capacidade;
- Restaurantes que shoppings que não estão em áreas privativas, ou seja, os que compartilham do espaço da praça de alimentação;
- Órgãos e entidades do setor público estadual.
Via: Diário do Nordeste
Foto: Thiago Gadelha