Na madrugada desta terça-feira(27), a operação policial “Usupare”. O objetivo foi o de cumprir 32 mandados de busca e apreensão em desfavor de um grupo criminoso atuante nos Estados do Ceará e de São Paulo. As denúncias eram por crimes de lavagem de dinheiro e estelionatos. Ao todo, foram sequestrados sete imóveis e 13 automóveis.
No Ceará, as buscas aconteceram nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Itapipoca, mas, segundo a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o grupo fez vítimas em todo o País e teve um movimento de cerca de R$ 7 milhões. O esquema consistia na obtenção de dados de pessoas aleatórias, utilizando a identidade das vítimas para abertura de contas bancárias e na obtenção de cartões e empréstimos junto a instituições financeiras.
Ainda, de acordo com as investigações policiais, o grupo adquiria imóveis e automóveis em nome de terceiros, configurando a prática de lavagem de capitais. Com as ordens judiciais em mãos, equipes da PCCE, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, saíram em campo e realizaram o bloqueio patrimonial do grupo criminoso.