Estudo realizado pela Universidade Regional do Cariri, a partir do Observatório de Turismo do Cariri Cearense, apresenta o perfil dos visitantes que chegam a região, e aponta que 70% dos turistas se apresentam satisfeitos com o destino escolhido. A volta ao Cariri é outro destaque: cerca de 76% das pessoas que responderam o questionário já haviam visitado a localidade.
Para a pesquisa, 99 questionários foram aplicados, nos meses de outubro e novembro de 2024, em cinco pontos turísticos da região, nas cidades de Juazeiro do Norte (Estação Franciscanos e Geossítio Colina do Horto) e Barbalha (Complexo Ambiental Mirante do Caldas, Balneário do Caldas e Arajara Park).
Nos dados, apurados pelos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, é possível verificar que a maioria dos visitantes que passam pelo Cariri são originários do Ceará (43%), e logo após, aparecem os pernambucanos (34%). Em seguida, aparecem Bahia e Alagoas com 5% cada, e o Rio Grande Norte fica em quarto lugar com 3%.
Entre os entrevistados, o principal veículo utilizado para a viagem é o carro próprio (46,4%). Em seguida, aparecem os Ônibus com 23,7% e a Excursão com 19,6%. Em quarto lugar, o uso de Vans alcança 6,2% das respostas, e em quinto lugar, estão as opções de carro alugado e avião, com apenas 2,1% cada.
O tempo médio de permanência do Cariri dura em torno de 2 dias e meio, que de acordo com a pesquisa, apresenta uma oportunidade para o desenvolvimento de novos roteiros diversificados que permitam maior tempo de permanência e o consequente impacto econômico dos turistas no Cariri.
O estudo completo pode ser visualizado no site da URCA.