A pesquisa Ipespe apresentou o índice de rejeição e a possibilidade convicta de voto do eleitorado em relação aos candidatos que disputam o Governo do Ceará nas eleições de 2022. O levantamento mostra que 36% dos entrevistados dizem que não votariam de jeito nenhum em Capitão Wagner (UB), o maior valor entre os concorrentes ao Palácio da Abolição. Empatado tecnicamente com o primeiro colocado, Roberto Cláudio (PDT) tem 35%, seguido por Elmano Freitas (PT), com 31%.
A sondagem foi contratada pelo O POVO e foi realizada após o início da campanha de rua, em 16 de agosto. Completam a lista Zé Batista (PSTU)e Chico Malta (PCB), ambos com 31%, além de Serley Leal (UP), com 30%.
Nas intenções de voto, Capitão Wagner oscilou negativamente um ponto em relação à pesquisa anterior, divulgada em 4 de agosto, quando havia registrado 37% de rejeição. Em contrapartida, RC cresceu cinco pontos, já que obteve 30% na série antecedente. O petista também cresceu, saindo de 29%, na rodada passada, para 31%, na atual. Os candidatos da UP e PSTU aumentaram 6% e 7%, respectivamente, já que ambos tinham 24%. O concorrente do PCB ainda não estava registrado no primeiro levantamento.
CERTEZA DE VOTO DOS ELEITORES
O Ipespe constatou que o eleitorado de Capitão Wagner é o mais convicto do voto entre os concorrentes ao Palácio da Abolição. Foram 31% dos entrevistados que afirmaram que “votariam com certeza” no candidato, uma oscilação positiva de um ponto percentual em relação a série anterior. O político é seguido pelo ex-prefeito de Fortaleza que, no mesmo índice, foi de 23% para 21%, e Elmano Freitas, que saiu de 13% para 18%.
Chico Malta e Serley Leal foram mencionados por 1% dos eleitores como voto convicto, enquanto Zé Batista não alcançou 1%.
GRAU DE CONHECIMENTO DO ELEITORADO SOBRE OS CANDIDATOS
O instituto ainda testou nível de conhecimento do eleitorado em relação aos candidatos a governador. Entre os três melhores colocados na disputa, Elmano é citado por 35% dos entrevistados que dizem “não conhecê-lo o suficiente para opinar”. Para o mesmo questionamento, Wagner e Roberto foram mencionados por 15% e 14% dos eleitores, respectivamente.
Sobre a probabilidade de votar nos candidatos, 15% afirmaram que “poderiam votar” no petista, o mesmo número apontam o candidato do União Brasil, enquanto outros 27% indicaram o pedetista.
Zé Batista, Serley e Chico alcançaram os maiores índices da pesquisa sobre os que afirmam não ter informações suficientes para opinar. Eles foram indicados por 65%, 64% e 64%, respectivamente, dos votantes.
Fonte: Site O POVO