O Instituto Federal do Ceará, por meio de uma equipe coordenada pelo professor Wilami Teixeira Cruz, do campus Juazeiro do Norte, integrará equipes de pesquisadores de todo Brasil que irão realizar a transmissão do eclipse anular, que ocorrerá neste sábado, dia 14 de outubro de 2023.
O Observatório Nacional, Unidade de Pesquisa subordinada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), irá reunir as imagens de todas as equipes e transmitir ao vivo pelo YouTube (clique aqui), possibilitando que as pessoas acompanhem o eclipse de forma remota e sem riscos. No Ceará
De acordo com o professor Wilami Cruz, foi feita uma colaboração com a agência Time and Date, para que, além das imagens geradas pelos pesquisadores brasileiros em vários estados, se possa ter acesso às imagens do eclipse no mundo todo.
Para gerar as imagens, a equipe do IFCE – campus Juazeiro do Norte, usará um telescópio acoplado à câmera e filtro solar específico.
“A participação do IFCE será fundamental para o sucesso da transmissão das imagens tendo em vista que a localização do campus Juazeiro do Norte será privilegiada para capturar o fenômeno, além de ser uma região que não costuma chover nessa época do ano. Tudo isso só será possível graças à disponibilidade da estrutura do campus (internet e equipamentos), bem como pela participação de pesquisadores do IFCE”, destacou o professor Wilami.
O eclipse anular do sol é um fenômeno astronômico em que a lua se alinha entre a Terra e o sol, cobrindo a maior parte do disco solar, mas deixando apenas um “anel de fogo” brilhante ao redor da borda. No eclipse anular, a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente não fica exatamente igual ao diâmetro aparente do Sol.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra. Nesse momento, a lua parece menor do que o sol no céu, o que permite que o “anel de fogo” seja visível durante o eclipse.
Este ano, o fenômeno será visível do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste.
Para acompanhar a transmissão do eclipse, com imagens geradas pela equipe do IFCE, clique AQUI.