A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Safe Harbor com o objetivo de interromper a produção, armazenamento e difusão de arquivos digitais contendo abuso sexual infantojuvenil por meio da Internet. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra um homem em Caririaçu, no Ceará.Na ação, foram identificados o compartilhamento de vídeos e imagens contendo material ilícito com indícios de ter sido produzida pelo próprio suspeito.
Diante dos fatos, se confirmada a suspeita, o indivíduo poderá responder pelo crime de produção, posse e disponibilização de material pornográfico envolvendo criança e adolescente. As investigações seguem em andamento com análise do material apreendido.
As investigações iniciaram a partir do compartilhamento de informações realizadas pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) organização que operacionaliza, com apoio do governo americano, um mecanismo centralizado de recebimento de denúncias sobre crimes relacionados a abuso sexual infantojuvenil e desaparecimento de crianças.