A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira, 14 , a Operação Falsioloquium, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes bancárias. O grupo atuava na abertura de contas com o uso de documentos falsificados para obter recursos de forma indevida. A operação acontece em quatro estados simultaneamente: Ceará, Pernambuco, Maranhão e São Paulo.
Foram emitidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte/CE dois mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão, a pedido da Delegacia da Polícia Federal de Juazeiro do Norte.
As investigações começaram em junho deste ano, após a prisão em flagrante de um suspeito que tentava abrir uma conta na Caixa Econômica Federal em Mauriti/CE, utilizando documentos falsos. A apuração revelou que o indivíduo possuía uma longa ficha criminal e fazia parte de uma facção criminosa. O grupo realizava fraudes em instituições financeiras em diversos municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba, sempre com o uso de documentação falsa. Além do suspeito preso, outros dois integrantes, também com antecedentes criminais, foram identificados como participantes da organização.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.