A Polícia Militar por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG) BiodiverSe, realizou, na manhã desta segunda-feira (16), a soltura de 72 aves resgatadas durante ações policiais. A iniciativa devolveu os animais silvestres ao seu habitat natural após passarem por triagem e reabilitação. A soltura ocorreu em uma área de reserva legal no município de Santana do Cariri.
A ação contou com a presença de policiais ambientais e voluntários da ONG. Entre as aves soltas, estavam espécies como três sabiás-laranjeira, um sabiá-do-campo, um sofreu, 13 golinhos, cinco azulões, oito galos-da-campina, 13 canários-da-terra, dois saíras-azul, três bigodinhos, dez baianos, um tiziu, três abre-e-fecha, dois tico-ticos, dois sanhaços, três chupins e dois cancões.
Os pássaros haviam sido vítimas de tráfico, comercialização e criação ilegal de animais silvestres, crimes que representam ameaça à biodiversidade local. Segundo o BPMA, a população pode contribuir com a preservação ambiental denunciando atividades ilegais envolvendo animais silvestres por meio do Disque Denúncia 181 ou diretamente às autoridades ambientais.