A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu 27 unidades de fosseis que foram encontradas durante extração de rochas, em pedreiras. A ação aconteceu na última quarta-feira (20), no município de Santana do Cariri.
Uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente, em ação preventiva contra o tráfico de fósseis, foi até as pedreiras de calcário laminado (pedra Cariri), localizadas na zona rural de Nova Olinda e Santana do Cariri, e, com ajuda dos trabalhadores locais, recolheu 27 unidades encontradas durante a extração do minério.
Foram encontrados 16 fósseis de peixes (Chondrichthyes), cinco insetos (Ephemeroptera), cinco plantas (Ruffoordia) e um não identificado ainda. Após o recolhimento, os fósseis foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens para estudos e exposição.
Saiba mais
Com a facilidade de encontrar indícios do período cretáceo na Chapada do Araripe, a região ganhou projeção internacional devido aos vários tipos de fósseis. Com essa visão, ampliaram-se, também, a prática de tráfico ilegal desses objetos.
Dessa forma, o BPMA realiza fiscalizações diárias e preventivas nas minas e pedreiras
localizadas nos municípios de Santana do Cariri e Nova Olinda, além da educação ambiental dos colaboradores e proprietários desses locais sobre a importância desses fósseis encontrados na região em permanecer no Brasil.
Já foram entregues ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, através do trabalho desenvolvido pelo BPMA, mais de 500 fósseis, dentre eles: plantas raríssimas, crustáceos, aracnídeos, insetos, peixes e anfíbios.