A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Eleitoral (MPE), deflagrou nesta quinta-feira (5) a Operação Vis Occulta, um desdobramento da Operação Mercato Clauso, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na compra de votos e manipulação do processo eleitoral em dezenas de municípios do Ceará.
De acordo com as investigações, os recursos para a compra de votos eram oriundos de um esquema de caixa 2. Contratos públicos direcionados a empresas vinculadas à organização criminosa garantiam o financiamento ilícito de campanhas eleitorais, comprometendo a transparência e a legitimidade das eleições.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete mandados de busca e apreensão, além da aplicação de medidas cautelares a cinco investigados. Entre as restrições estão o recolhimento domiciliar noturno e o uso de tornozeleira eletrônica. As buscas foram realizadas em endereços localizados na cidade de Fortaleza, com o objetivo de reunir mais provas que sustentem o caso.