A Polícia Civil do Ceará (PCCE) instaurou um inquérito para investigar as falas do vereador Inspetor Alberto (PL) contra o candidato à Prefeitura de Fortaleza e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT). O caso ganhou repercussão após Alberto, aliado do candidato André Fernandes (PL), publicar um vídeo nas redes sociais no qual se dirige a Evandro com palavras ofensivas e a expressão: “Prepara teu caixão”.
O governador Elmano de Freitas (PT) classificou o episódio como grave e enfatizou que a investigação será conduzida com rigor. “Diante do grave episódio de ameaça de morte feito por esse vereador de Fortaleza contra o candidato Evandro Leitão, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o fato com absoluto rigor. A democracia deve ser respeitada sempre. E democracia não se faz com violência”, afirmou Elmano nas redes sociais.
Evandro Leitão registrou um Boletim de Ocorrência contra o vereador, afirmando que as declarações configuram uma ameaça direta à sua integridade física e vida. No registro policial, realizado no 2º Distrito Policial, o candidato solicitou providências legais diante do ocorrido. “Fui ameaçado publicamente pelo Inspetor Alberto, que usou palavras de baixo calão e realizou ameaças diretas contra mim”, consta no B.O.
Inspetor Alberto, em defesa, alegou ao jornal O Povo que pretendia usar a expressão “prepara o carvão”, em referência a um jingle da campanha de André Fernandes, mas que teria se confundido ao falar durante a gravação do vídeo.
✍No Cariri Tem com informações do O Povo