A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) deflagraram, nesta quinta-feira (10), a Operação Lucas 12, que acontece no Rio Grande do Sul (RS), e já capturou dez pessoas até o momento, além de veículos. O grupo fez vítimas no Ceará e em outros estados.
A Polícia Civil tomou conhecimento do golpe por meio de um Boletim de Ocorrência (B.O), que uma servidora pública da Região do Cariri, foi contactada por pessoas que se passavam por uma financeira e realizavam uma espécie de negociação para pagamento de dívidas. Com base no que foi apurado nas investigações pela PC-CE, inicialmente, os suspeitos aplicavam os golpes por meio de um e-mail, telefone, aplicativo de mensagem e até por correspondência residencial.
No decorrer das conversas, os suspeitos ludibriavam as vítimas, todas servidoras que possuíam algum tipo de dívida e ofertavam uma proposta falsa de compra de empréstimos consignados por meio de portabilidade. De posse das informações pessoais das vítimas, os indivíduos realizavam a ação criminosa.
Ao todo, com base no que foi apurado, os suspeitos aplicavam os golpes em centenas de pessoas em todo o país. Diante de todos os detalhes e com a identificação dos suspeitos, os policiais civis do Ceará representaram pelas prisões preventivas pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Neste momento, outras diligências ocorrem naquele estado com o objetivo de prender os demais alvos desta operação.
Operação Lucas 12
A operação da PC-CE foi intitulada Lucas 12, como uma analogia ao versículo bíblico 12, do evangelho de Lucas que diz: “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz”.