Morreram no episódio os escrivães Antônio Cláudio dos Santos, Antônio José Rodrigues Miranda e Francisco dos Santos Pereira e o inspetor Gabriel de Souza Ferreira. Não se sabe ainda o que motivou o crime.
Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, a ação aconteceu por volta das 4 horas da manhã, quando o autor do crime, que estava de folga, chegou ao local de moto. Três das vítimas estavam dormindo no momento em que os disparos foram feitos. A quarta encontrava-se acordada, de plantão, e chegou a tentar escapar.
O suspeito chegou a escapar da cena do crime em um carro da corporação, mas abandonou a viatura nas proximidades de um quartel da Polícia Militar do município, onde se entregou às autoridades.
O governador do Ceará Elmano de Freitas lamentou a morte dos policiais nas redes sociais: “Estou absolutamente consternado diante do trágico episódio ocorrido na Delegacia de Camocim, quando quatro policiais civis perderam a vida após ataque de um colega, segundo registro policial. Manifesto a minha solidariedade às famílias, amigos e profissionais da Segurança Pública do Estado. O Governo do Ceará dará todo o apoio necessário aos familiares”, escreveu.