O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, visitou esta semana a Policlínica Regional em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A policlínica faz parte do modelo das unidades regionais do estado e até março deste ano já contabilizou mais de 18 mil atendimentos.
“É uma estrutura muito interessante, que tem como foco oferecer atenção especializada à população. Esse exemplo pode servir para o resto do Brasil, em regiões que não têm estrutura da Atenção Especializada. É o Sistema Único de Saúde (SUS) sendo fortalecido em todas as suas etapas”, afirmou Massuda.
O Ceará conta com 22 policlínicas distribuídas nas cinco Regiões de Saúde. “A intenção do Governo do Ceará é fortalecer cada vez mais esse tipo de unidade, com atendimentos adequados e equipamentos de ponta e que sirva de modelo para todo o Brasil”, afirmou a secretária da Saúde do estado, Tânia Mara Coelho.
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Jurandir Frutuoso, o diretor executivo do Consórcio Público de Saúde da Região de Maracanaú, Bruno Eloy, e a assessora executiva da secretaria, Raquel Carvalho, também participaram da visita.
Os pacientes da Policlínica em Maracanaú podem ser consultados por médicos especialistas em Neurologia, Reumatologia, Cardiologia, Traumato-ortopedia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Gastroenterologia. Além disso, é oferecido atendimento multiprofissional nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social.