No próximo sábado, 19 de fevereiro, acontecerá a posse canônica do 7º Bispo da Diocese de Crato/CE. Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap exercia seu ofício em Salgueiro, Pernambuco, sendo o primeiro bispo daquela diocese.
A celebração acontecerá, às 16h, na Sé Catedral, em Crato. O prelado assumirá o governo pastoral da diocese que está vacante desde a nomeação de dom Gilberto Pastana Oliveira para a arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Nascido em Assu – RN a 31 de julho de 1965, aos 21 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 21 de fevereiro de 1986 na etapa do Postulantado e fez seu noviciado de 05 de janeiro de 1988 a 06 de janeiro de 1989, quando emitiu a sua primeira profissão religiosa. A profissão perpétua fez aos 19 de março de 1992 com 27 anos de Idade no Convento Santo Antônio, em Natal – RN. Foi ordenado diácono a 25 de março de 1996, por Dom Antonio Soares Costa na Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Recife – PE, e ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1996 pelo mesmo bispo, na cidade de Assu. No dia 16 de junho de 2010 foi nomeado primeiro bispo da diocese de Salgueiro. Foi ordenado bispo na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal-RN, por Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu,OFMCap., Arcebispo de Vitória da Conquista-BA, em 17 de setembro de 2010.
Cursou Filosofia na Faculdade Frassineti do Recife – FAFIRE, concluindo em 1992; Parapsicologia e Religião, pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá-SP e pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia – CLAP, em São Paulo-SP, no ano de 1993; Teologia no Instituto Franciscano de Olinda – IFTO em 1996; Psicologia com Bacharelado, Licenciatura e Habilitação em Formação de Psicólogo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, concluído em 2001; Especialização em Psicologia Clínica Hospitalar do Programa de Pós-Graduação “lato sensu” pela FAFIRE, concluído em 2007; Licença em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana – Universitá Lateranense, Roma, concluído em 2009 (Summa cumlaude) dentre outros cursos de curta duração.
Frei Magnus foi animador vocacional na Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste (2001-2007); Vice-Presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil – CCB por dois mandatos (2001-2007). Até o momento de sua nomeação episcopal, exercia os ofícios de Guardião e Ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal-RN; além de ser diretor espiritual de diversos grupos, movimentos e pastorais.
Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 17 de setembro de 2010 na Catedral de Natal-RN, tendo sido presidida pelo Arcebispo de Vitória de Conquista-BA, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., com a presença de cerca de oito mil pessoas. Tomou posse como o primeiro bispo de Salgueiro no dia 12 de outubro de 2010 no Estádio Municipal Cornélio de Barros em Salgueiro, na mesma Celebração Eucarística em que a diocese foi instalada, sob a presidência Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lourenzo Baldisseri e de 28 bispos. Ademais, seu Clero Diocesano, autoridades, parlamentares, inúmeros sacerdotes advindos de outras arquidiocese e dioceses, religiosos, religiosas, seminaristas, missionários, fiéis católicos de diversas regiões do país, profissionais de imprensa e das mídias sociais, numa manifestação de Unidade e Comunhão para com o novo Bispo e a Igreja Particular de Salgueiro, participaram do evento.