O município do Crato assina, nessa segunda-feira (23), às 16h, contrato de concessão dos serviços de esgotamento sanitário da zona urbana da cidade. A solenidade é um marco para a universalização do saneamento no Crato e contará com a presença do prefeito Zé Ailton e da diretoria da Ambiental Crato, empresa vencedora do leilão promovido pela Prefeitura, Caixa e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Também participam do evento demais autoridades municipais.
O contrato atende às metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento e tem previsão de investimentos na ordem de R$ 250 milhões, sendo aproximadamente R$ 100 milhões nos primeiros cinco anos de operação. Logo nos anos iniciais, 50% da cidade deve ter acesso à coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Atualmente, 33% do esgoto do Crato é coletado, porém, desse percentual, menos de 3% é tratado.
A iniciativa coloca o Crato em posição pioneira no Nordeste brasileiro, como primeira cidade a sair na frente com o Novo Marco Legal, garantindo investimentos para atingir a universalização do saneamento, ou seja, fazer com que, até 2033, 90% da população conte com serviço de esgotamento sanitário.
A Ambiental Crato é uma empresa da Aegea, líder em saneamento privado no país, e ficará responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e interação e atendimento com o cliente. Na oportunidade, a nova concessionária apresentará seu plano de investimentos e atuação.
Serviço
Assinatura do contrato de concessão de esgotamento sanitário do Crato
Quando: Segunda-feira, 23 de maio, às 16h, no auditório da Prefeitura do Crato, localizado no Largo Júlio Saraiva, s/n. Centro.
Sugestão de entrevistados: Prefeito do Crato – Zé Ailton Brasil; Renato Medicis – vice-presidente da Aegea no Norte e Nordeste; Renee Chaveiro – diretor executivo da Ambiental Crato; Carolina Serafim – diretora-presidente da Ambiental Crato.