O Governo Federal anunciou a contratação de brigadas temporárias para combater incêndios florestais em 19 estados e no Distrito Federal. A iniciativa, oficializada pela Portaria nº 114/2024 do Ibama, permite ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) formar equipes em diversas cidades afetadas por queimadas. As brigadas, que podem incluir de 10 a 25 profissionais, são compostas por chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas.
As equipes serão distribuídas em estados como Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Além das brigadas regulares, a portaria prevê a criação de equipes de Pronto Emprego e Pronto Emprego Logística, que atuam como uma força de elite com capacidade de mobilização rápida, dentro de 24 horas, para qualquer região do país.
Essas equipes, que podem incluir até 36 brigadistas, serão alocadas em estados como Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Tocantins, Rondônia e no Distrito Federal. Também estão previstas contratações de profissionais especializados em “queima prescrita,” uma técnica de manejo de fogo utilizada para controlar incêndios florestais durante a seca. Esses profissionais atuarão em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Goiás, Maranhão e Roraima.
O Prevfogo será responsável por todo o processo de seleção, contratação e gerenciamento das brigadas, além da contratação de supervisores para apoiar as operações estaduais.