Uma criança de três anos passou pela primeira cirurgia plástica infantil do Cariri. O procedimento foi realizado no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, através do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi necessário após a criança sofrer um grave acidente que resultou em queimaduras no corpo.
A cirurgia foi realizada em uma área delicada do corpo da criança, especificamente no tronco. Segundo relatos da mãe da criança, o acidente ocorreu enquanto o menino se dirigia à casa da vizinha e foi atropelado por um motociclista. Além das queimaduras, ele sofreu fraturas nas costelas e uma lesão no fígado.
O Dr. Paulo José, responsável pelo procedimento explicou que “a principal finalidade foi a recomposição da pele perdida durante o acidente. Inicialmente, realizamos a limpeza cirúrgica e aguardamos a ‘granulação’, que é a melhora das condições locais na área afetada. Em seguida, foi feito um enxerto de pele parcial, onde retiramos pele de outra parte do corpo e a colocamos na área lesionada. Com base nas boas condições do paciente, a nova pele será integrada e o ferimento cicatrizará.”
Ainda, segundo o médico, 0 enxerto tem a função de recuperar a pele destruída. Com a perda de pele, o organismo fica mais suscetível a infecções naquela área. Portanto, ao aplicar o enxerto, o organismo se fecha novamente, minimizando essa possibilidade.”
O contato entre a equipe médica foi durou cerca de cinco dias até a realização do procedimento. Com a realização da cirurgia, é necessário esperar de cinco a sete dias para remover o curativo e verificar visualmente se a cirurgia foi bem-sucedida.