De 19 a 30 de julho, o circo aterrissará no Centro Cultural do Cariri – CCC. De tendas armadas e riso aberto, a programação contará com oficinas, espetáculos e performances de artistas pernaltas, acrobatas e palhaços, que apresentarão a prática e o fazer do circense. As atividades gratuitas acontecerão em espaços diversos do equipamento e da comunidade Batateiras.
Brincadeiras, técnicas, exercícios de criatividade e comunicação corpórea são algumas das proposições da programação. A estreia é no dia 19, com o espetáculo “Circo do só eu”, do Palhaço Zabobrim, às 16h30, na praça da Batateira. Proporcionando às famílias um espaço de trocas afetivas durante o período de férias, o artista realizará números de acrobacia, hipnose e equilíbrio.
Na sexta-feira, 21, a partir das 18h30, quem chegar até o Centro Cultural, será recebido pelo Arrasta Pé dos Paiaço, com o Forró Pó de Serra. Entre bolhas de sabão, malabares e pirofagia, a banda de palhaces de rua, une em forma de brincadeira, os clássicos do forró brasileiro com números circenses.
A programação também conta com vivências e oficinas, como a “Elementos do Circo” com Palhaço Currulepe, “Borbulhetas – Bolhas de Sabão” com o grupo Jornadas Brincantes, “Acrobacias – Solo e Aéreo” com Ayla Gabriela, do Circo Sangine e “Pipa Vuô”, com Zé Nilton. No dia 22, às 17h, o espetáculo acontece no Terreiro das Artes. É a vez dos Pernaltas do Cariri se encontrarem para encantar o público com suas pernas longas e trajes coloridos. Continuando a programação, às 18h, o Palhaço Currulepe apresenta “O número mais difícil do circo”. Com seu jeito repleto de peripécias, o artista tece uma costura de números circenses até o grande final.
Fomentando a proteção social aos artistas de rua, por meio da inclusão e promoção do acesso ao equipamento cultural, teremos no dia 29 a ocupação do Parque com a atividade “O parque é o circo”, a partir das 17h. A ação também propõe incentivar o reconhecimento de artistas locais. Para finalizar as atividades, no dia 30, o espetáculo “Oh! Terrinha boa!”, acontece às 15h, no Terreiro das Artes. A apresentação é da Cia Arco Íris e retrata a vida do nordestino que deixa sua terra natal para viver em grandes centros urbanos. Em uma comédia teatral, mostra as condições de vida impostas à uma família paraibana, da zona rural, agravadas pelo contexto social inerentes a este povo.
Atualmente, o CCC está aberto ao público às quintas, das 15h às 18h, sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.
Onde estamos localizados
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará
SERVIÇO
Circo nas Férias
Onde? Centro Cultural do Cariri e Praça da Comunidade Batateiras
Quando? 19 a 30 de julho