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No Cariri Tem > Blog > Região > Alunos da rede estadual de Milagres desenvolvem ferramenta de aprendizagem da LIBRAS
Região

Alunos da rede estadual de Milagres desenvolvem ferramenta de aprendizagem da LIBRAS

No Cariri Tem
Última atualização 31/08/2023 21:10
Por No Cariri Tem
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4 Min Leitura
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Na cidade de Milagres, localizada no Cariri cearense, A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca tem o orgulho de apresentar o projeto “Sinais Que Inspiram”, uma iniciativa pioneira que visa unir tecnologia e educação inclusiva para melhorar o ensino da Língua Brasileira de SinaisLIBRAS e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.

A tecnologia tem se mostrado um fator transformador em nossa realidade, e essa iniciativa, fundamentada na obra de Harari (2013), confirma seu papel crucial na evolução da sociedade. Reconhecemos que a tecnologia é um dos principais do avanço humano, e nossa escola tem se dedicado a aproveitar esse potencial em benefício da educação inclusiva.

O projeto “Sinais Que Inspiram” foi concebido com a finalidade de criar uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no ensino da LIBRAS, uma linguagem de sinais utilizada pela comunidade surda. Sob a orientação do professor Tobias Tavares de Luna, pioneiro no ensino e desenvolvimento de projetos robóticos, os estudantes empenharam-se em desenvolver um protótipo que traduzisse sinais da LIBRAS em movimentos robóticos, tornando o aprendizado da língua mais dinâmico e acessível para os alunos.

Os objetivos do projeto são amplos e abrangentes, envolvendo a pesquisa histórica da cultura surda, a ampliação da conscientização sobre a educação inclusiva e tecnologia, a criação do protótipo robótico, realização de webinários e palestras de introdução à LIBRAS e programação, e aprimoramento do protótipo por meio da inteligência artificial.
O projeto baseia-se na crença de que a tecnologia, aliada à educação inclusiva, é uma ferramenta poderosa para a formação de indivíduos independentes e com as competências para uma vida plena. Ao promover a aprendizagem da LIBRAS de forma interativa e envolvente, “Sinais Que Inspiram” busca barreiras linguísticas e melhorar a
qualidade da educação para todos os alunos.

Durante o processo de desenvolvimento, os estudantes mergulharam em pesquisas bibliográficas, minicursos de eletrônica e robótica, palestras e debates com especialistas em educação inclusiva. O protótipo foi construído utilizando tecnologias fáceis, como impressão 3D, arduíno e programação em Python, destacando o papel da
tecnologia na promoção da inclusão.

O projeto “Sinais Que Inspiram” não apenas evidencia a importância da tecnologia na educação inclusiva, mas também destaca a dedicação e o comprometimento dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca em melhorar a sociedade por meio da inovação educacional.

Sobre a Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca:

A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca é reconhecida por seu compromisso com a educação inclusiva e a promoção da inovação no ensino. A escola busca constantemente formas de melhorar a qualidade da educação para todos os alunos, incentivando a participação ativa dos estudantes em projetos que
transformam a realidade.

Para mais informações sobre o projeto e suas atividades, entre em contato através do telefone: (88) 9 9945-3366 ou do e-mail: tavares.tobias@gmail.com

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TAGs: ALUNOS, libras, ROBÓTICA
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