Na cidade de Milagres, localizada no Cariri cearense, A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca tem o orgulho de apresentar o projeto “Sinais Que Inspiram”, uma iniciativa pioneira que visa unir tecnologia e educação inclusiva para melhorar o ensino da Língua Brasileira de SinaisLIBRAS e promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva.
A tecnologia tem se mostrado um fator transformador em nossa realidade, e essa iniciativa, fundamentada na obra de Harari (2013), confirma seu papel crucial na evolução da sociedade. Reconhecemos que a tecnologia é um dos principais do avanço humano, e nossa escola tem se dedicado a aproveitar esse potencial em benefício da educação inclusiva.
O projeto “Sinais Que Inspiram” foi concebido com a finalidade de criar uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no ensino da LIBRAS, uma linguagem de sinais utilizada pela comunidade surda. Sob a orientação do professor Tobias Tavares de Luna, pioneiro no ensino e desenvolvimento de projetos robóticos, os estudantes empenharam-se em desenvolver um protótipo que traduzisse sinais da LIBRAS em movimentos robóticos, tornando o aprendizado da língua mais dinâmico e acessível para os alunos.
Os objetivos do projeto são amplos e abrangentes, envolvendo a pesquisa histórica da cultura surda, a ampliação da conscientização sobre a educação inclusiva e tecnologia, a criação do protótipo robótico, realização de webinários e palestras de introdução à LIBRAS e programação, e aprimoramento do protótipo por meio da inteligência artificial.
O projeto baseia-se na crença de que a tecnologia, aliada à educação inclusiva, é uma ferramenta poderosa para a formação de indivíduos independentes e com as competências para uma vida plena. Ao promover a aprendizagem da LIBRAS de forma interativa e envolvente, “Sinais Que Inspiram” busca barreiras linguísticas e melhorar a
qualidade da educação para todos os alunos.
Durante o processo de desenvolvimento, os estudantes mergulharam em pesquisas bibliográficas, minicursos de eletrônica e robótica, palestras e debates com especialistas em educação inclusiva. O protótipo foi construído utilizando tecnologias fáceis, como impressão 3D, arduíno e programação em Python, destacando o papel da
tecnologia na promoção da inclusão.
O projeto “Sinais Que Inspiram” não apenas evidencia a importância da tecnologia na educação inclusiva, mas também destaca a dedicação e o comprometimento dos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca em melhorar a sociedade por meio da inovação educacional.
Sobre a Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca:
A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca é reconhecida por seu compromisso com a educação inclusiva e a promoção da inovação no ensino. A escola busca constantemente formas de melhorar a qualidade da educação para todos os alunos, incentivando a participação ativa dos estudantes em projetos que
transformam a realidade.
Para mais informações sobre o projeto e suas atividades, entre em contato através do telefone: (88) 9 9945-3366 ou do e-mail: tavares.tobias@gmail.com