A Sala de Educação Bilíngue de surdos em Juazeiro do Norte foi selecionada pela categoria “Educação Inclusiva” da 2ª chamada de Emendas Participativas divulgada na última sexta-feira (16). O recurso destinado a cada projeto é de R$200 mil, ao todo 30 projetos foram selecionados por meio de votação popular.
O projeto utiliza como primeira língua a Libras – Língua Brasileira de Sinais e o português escrito como segunda língua. As turmas são da Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 3º). As aulas são ministradas na Escola Municipal Ratts Barbosa por um professor surdo, o Alex Casimiro, com auxílio de intérpretes.
A proposta teve início em agosto de 2023 e é uma realização da Prefeitura de Juazeiro do Norte e a primeira no interior do Ceará. A secretária da Educação conta que “Submetemos o projeto nesta grande iniciativa, como forma de apresentar um espaço de aprendizagem significativa e trazer recursos para investir nesta grandiosa ação que é a sala bilíngue de surdos. “
O recurso das emendas parlamentares soma um total de R$1,2 milhões divididos em seis áreas: causa animal, cuidados com idosos, cultura, educação inclusiva, esporte e meio ambiente. O responsável pela ação é o Deputado Federal Idilvan Alencar.