Oito municípios do interior do Ceará terão uma mostra de cinema em via pública, entre os dias 26 de março e 21 de abril. A Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC) vai transformar praças dessas cidades em uma grande sala de cinema ao ar livre, através do projeto Circuito Popular de Cinema – Edição Nordeste Ceará.
A programação acontecerá em:
- Campos Sales (26 e 27 de março);
- Jaguaruana (30 e 31 de março);
- Icapuí (2 e 3 de abril);
- Ipaumirim (6 e 7 de abril);
- Apuiarés (9 e 10 de abril);
- Salitre (13 e 14 de abril);
- Santana do Cariri (16 e 17 de abril)
- Maracanaú (20 e 21 de abril).
Em cada cidade, a sessão terá início às 19h e a exibição será de seis filmes brasileiros. A programação conta com três produções do Ceará. São dois curtas-metragens “Fluxos” e “Maria da Glória”, do cineasta Diego Akel e o longa-metragem premiado “Pacarrete”, de Allan Deberton, vencedor em várias categorias, dentre elas a de Melhor Filme, no 47º Festival de Cinema de Gramado e no 12th LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2019.
Produções premiadas
Há também produções como os curtas-metragens “Meu nome é Maalum” e “Tainá e a Chuva”, da cineasta Luísa Copetti, do Rio de Janeiro. E mais, “O outro lado do paraíso”, longa-metragem do cineasta André Ristum, do Distrito Federal, premiado no circuito de festivais nacionais e internacionais, entre os quais, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2014), Festival de Cinema de Gramado (2014); Festival Latino-Americano de Trieste (Itália, 2014) e Festival Latino-Americano da Catalunha (Barcelona, Espanha, 2014).
O Circuito tem a intenção de aproximar os moradores de cidades do interior da ampla, rica e diversificada produção cinematográfica brasileira, com sessões que ampliarão as experiências de crianças, jovens, adultos e idosos com o cinema.
O projeto se insere dentro de uma política de democratização e acesso aos conteúdos audiovisuais. “Por mais que seja uma linguagem hoje presente no YouTube, em várias ferramentas acessíveis, a arte cinematográfica ainda é muito restrita”, diz Mardônio Barros, coordenador do Circuito no Ceará, que destaca, entre as vantagens desta iniciativa, a aproximação da experiência do cinema de maneira lúdica e esteticamente interessante.
A realização do Circuito no Ceará é viabilizada por intermédio de destaque de Emenda Parlamentar do deputado federal José Airton (PT do Ceará). O acesso é gratuito e livre para todas as idades.