Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Lei que concede o Título de Cidadã Cearense à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que está no cargo desde 2023, quando iniciou a atual gestão do presidente Lula.
Segundo a autora do PL, deputada Larissa Gaspar (PT), em 2020, Anielle, que nasceu na cidade do Rio de Janeiro, lançou a Plataforma Antirracista nas Eleições, como forma de estimular candidaturas negras na disputa eleitoral daquele ano, efetivamente comprometidas com a defesa de políticas antirracistas.
“É perfeitamente pertinente, portanto, que venha o parlamento da Terra da Luz, lugar onde primeiro raiou o sol da liberdade negra em nosso país, condecorar a Ministra Aniele Franco com o Título de Cidadã Cearense”, completou a deputada em sua justificativa sobre o projeto.
O texto apresenta ainda a trajetória de Aniele em outras lutas sociais, como defensora da autonomia da mulher e o direito da igualdade de gênero, sobretudo em respeito às mulheres e às pessoas LGBTQUIA+, além do acompanhamento da atuação de Marielle Franco, irmã da ministra, e que foi assassinada em 2018.