Com investimentos de R$1,2 milhão de recursos estaduais, 21 projetos produtivos de povos indígenas receberão incentivo do governo. A verba foi liberada na segunda-feira (02), e tem o objetivo de fortalecer à agricultura familiar, produzida em territórios de povos originários. A seleção aconteceu através do edital Yby Jurema, contemplando as etnias dos municípios de Itarema, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.
Os projetos selecionados serão acompanhados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) para desenvolverem as ações propostas, que poderão contemplar aquisição de equipamentos e insumos; promoção de ações de convivência com os diversos biomas no Ceará e a melhoria dos processos de sustentabilidade, fortalecimento da gestão e organização para a comercialização nos diversos mercados existentes.
Presente na solenidade de assinatura do investimento, o governador Elmano de Freitas destacou a necessidade de reconhecer os povos indígenas do Estado, principalmente na demarcação das terras, e afirma que esse é um compromisso do Governo: “O Estado do Ceará precisa reconhecer e pagar com políticas públicas, na área da educação, da saúde, da habitação, da infraestrutura, de projetos produtivos”.