Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) poderão fazer a prova mais perto de suas casas. Nesta quinta-feira (30/11), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades onde será aplicado o certame, com previsão de realização para março de 2024. A densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades.
A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul. No Ceará, serão seis cidades: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Quixadá e Crateús.
Na região norte, as provas serão aplicadas em 39 municípios, sendo dois no Acre, nove no Amazonas, três no estado do Amapá, 16 no Pará, quatro em Rondônia, dois em Roraima e três no Tocantins. No nordeste, os candidatos poderão realizar o certame em 54 municípios: dois em Alagoas, 16 na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, quatro na Paraíba, cinco em Pernambuco, sete no Piauí, três no Rio Grande do Norte e dois no estado de Sergipe.
Já na Região Centro-Oeste, o CPNU chegará a 20 municípios distribuídos entre Goiás, com oito locais de aplicação da prova, Mato Grosso do Sul com quatro, outros sete em Mato Grosso e um no Distrito Federal. O Sudeste terá 44 municípios onde serão aplicadas as provas, sendo quatro no Espírito Santo, 24 em Minas Gerais, quatro no estado do Rio de Janeiro e 12 em São Paulo. Por fim, a região Sul terá 23 municípios onde será aplicado o certame: oito no Paraná, nove no Rio Grande do Sul e seis em Santa Catarina.[
O Concurso Público Nacional Unificado vai ofertar 6.590 vagas no serviço público federal. Um total de 21 órgãos e entidades aderiram ao modelo, que vai realizar de forma conjunta concurso para preencher cargos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A expectativa é que os aprovados comecem ser empossados em agosto de 2024.
A Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela aplicação da prova a ser realizada simultaneamente em 180 cidades do Brasil, e deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários e conteúdo programático ainda este ano.
Acesse a lista completa das cidades onde o CPNU será aplicado.