O diretório do PSD Ceará anunciou nesta quinta-feira (25) que não terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. A decisão, comunicada nas redes sociais do partido e assinada pelo presidente estadual da sigla, Domingos Filho, foi tomada após reuniões internas do partido. A nota informa que “a decisão foi tomada após reuniões internas do partido, levando em conta que o PSD integra o bloco de aliança do Governo do Estado, razão pela qual apoiará o pré-candidato Evandro Leitão.”
Entre os nomes cotados pelo partido estava o do deputado federal Célio Studart, que na última pesquisa DataFolha divulgada no final de junho, aparecia tecnicamente empatado em segundo lugar com outros nomes como Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL). No entanto, a decisão de não lançar candidatura própria encerra as possibilidades de Studart e outros membros do partido concorrerem ao cargo de prefeito da capital cearense.
O deputado federal Célio Studart, por meio de sua assessoria de imprensa, comentou que a decisão “foi consensual” e que “não há nenhum tipo de ruptura ou rusga” de sua parte. Em entrevistas recentes, ele havia enfatizado a importância de lançar um nome próprio como cabeça de chapa, em vez de indicar um correligionário como candidato a vice-prefeito em outra chapa.
Nos bastidores, há especulações de que a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), filha de Domingos Filho, está ganhando força para ser indicada como vice na chapa de Evandro Leitão.
O apoio do PSD à candidatura de Evandro Leitão representa um fortalecimento da aliança política do partido com o Governo do Estado, visando a disputa pela Prefeitura de Fortaleza.
*Com informações do Diário do Nordeste