O nome da base do governo estadual para disputar a eleição municipal em Juazeiro do Norte segue indefinido, mas nos bastidores quatro nomes vêm sendo colocados no tabuleiro para enfrentar a candidatura de Glêdson (Podemos) à reeleição.
Com a expectativa do PT de eleger cerca de 50 prefeitos, o esperado é que no terceiro maior colégio eleitoral do Ceará, o candidato seja do partido. Até então, o nome mais cotado é o do deputado estadual Fernando Santana.
Ocorre que com a possível candidatura do deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão à Prefeitura de Fortaleza, Fernando pode assumir a presidência da Casa Legislativa.
A escolha, no entanto, deve ser jogada “no colo” de Fernando que, caso desista da candidatura, abre caminho para dois nomes do MDB: Davi de Raimundão e Nelinho.
No meio da disputa tem Arnon Bezerra, que permanece na base como um dos principais nomes. O ex-prefeito foi derrotado por Glêdson Bezerra (Podemos) quando pleiteou a reeleição em 2020 e teve 48 mil votos, frente aos 50,7 mil do atual prefeito.
Mas o PT vai abrir mão de encabeçar a chapa? O cenário indica uma aliança da base, e os líderes petistas não devem abrir mão facilmente do primeiro nome. A decisão, no entanto, ficou para 2024, mas vai passar de forma definitiva pelo crivo de Camilo Santana.
Não custa, no entanto, analisar os números que os nomes cotados tiveram em Juazeiro do Norte nos últimos pleitos que disputaram.
Na eleição do ano passado, Davi foi o deputado estadual mais votado no município, obtendo 25 mil votos, o mesmo quantitativo de Nelinho nas eleições municipais de 2020, quando ficou em 3º lugar.
Já Fernando, que em 2022 teve o apoio de Glêdson, teve votos de mais de 16 mil eleitores juazeirenses.
Nelinho, que não se elegeu ano passado, foi o candidato a deputado federal mais votado no município, com 15,6 mil votos, seguido de Arnon, que teve 14 mil votos em 2022.