O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, esteve em Brasília-DF participando de reuniões com figuras do governo federal. Ao lado do chefe de gabinete da Reitoria, Leandro Macêdo, o gestor pautou temas como o orçamento para 2024 e 2025, além da ampliação dos campi da UFCA em Barbalha e Brejo Santo.
Na tarde desta quarta-feira (27), Freitas entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, um abaixo-assinado elaborado por estudantes da UFCA e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). O documento reforça a necessidade de suplementação orçamentária para ações vinculadas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), voltado para a permanência de discentes em vulnerabilidade socioeconômica.
No dia 26 de novembro, a Reitoria também se reuniu com integrantes da bancada cearense no Congresso Nacional e com representantes do Ministério da Educação, como Alexandre Brasil, titular da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC).
Expansão em Brejo Santo e Barbalha
A ampliação dos campi da UFCA foi outro destaque na agenda. O reitor esteve com o deputado federal José Guimarães e integrantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), incluindo o presidente da instituição, Edegar Pretto. O objetivo foi negociar a doação de um terreno de 22.020,98 m², localizado próximo ao atual campus de Brejo Santo, para a construção de um bloco acadêmico e novos equipamentos que viabilizem a criação de cursos na região.
Sobre o campus de Barbalha, a Reitoria participou de uma reunião com o ministro Camilo Santana, representantes do MEC e o prefeito Guilherme Saraiva. O encontro discutiu a criação de novos cursos presenciais na área da saúde.