Uma nova pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest aponta o aumento da desaprovação de Lula (PT) para 55%. Em janeiro, o atual presidente do Brasil havia alcançado a marca de 49%, 6 pontos percentuais a menos do que o novo levantamento, divulgado nesta quinta-feira (03).
O resultado revela ainda um empate em relação a Jair Bolsonaro (PL). Também com 55% de desaprovação, o ex-presidente que está inelegível, teve uma oscilação de dois pontos para cima em relação a janeiro. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento também apresenta dados de possíveis cenários para um segundo turno nas eleições presidenciais de 2026. Numa disputa, entre Lula e Bolsonaro, o resultado seria o empate entre os políticos. Em outros sete cenários, o petista se reelegeria para o quarto mandato.
Os nomes apresentados para a corrida eleitoral contra Lula são: Lula disputando contra, o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o governador de GO, Ronaldo Caiado (União), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).