A imagem peregrina de Nossa Senhora das Dores chegou, neste domingo, 10 de setembro, ao patamar da Basílica Santuário de Juazeiro do Norte – CE, sob o coro de milhares de romeiros e romeiras, que entoavam a uma só voz: “Louvai, louvai, louvai! Louvai à Mãe das Dores!” Tendo passado o dia na Fundação Leandro Bezerra de Menezes, que juntamente ao Abrigo Nossa Senhora das Dores formaram os noitários do dia, a imagem que veio à frente do itinerário da tradicional Procissão das Carroças foi levada até o altar.
A chegada do décimo dia do quinzenário marca o início oficial da romaria, onde o fluxo de visitantes aumenta na cidade. O Padre Antônio Márcio, pároco da Paróquia de Sant’Ana, na cidade de Gravatá, em Pernambuco, presidiu a Eucaristia. Durante a homilia, o sacerdote lembrou a todos, baseado na Liturgia da Palavra, que a romaria é um momento de encontro fraterno, onde os fiéis devem cuidar e amar uns aos outros, pois o amor, segundo o Apóstolo Paulo, é a síntese da fé.
A Santa Missa foi concelebrada pelo Padre Cícero José, reitor da Basílica da Mãe das Dores, pelo Padre Raphael Cordeiro, da Paróquia de São José dos Bezerros, pertencente à Diocese de Caruaru – PE, Padre Washington Ribeiro, da Diocese de Jequié – BA, e Padre José Vieira de Lemos, residente na Diocese de Nazaré – PE.
Vila Tabuleiro Grande
O repertório do Show do Chapéu da noite ficou por conta de Cacá do Acordeon; o romeiro pernambucano garantiu a alegria de todos com sucessos do forró pé de serra. Além de participarem do momento de cantoria e animação, os presentes na Vila Tabuleiro puderam saborear as diversas comidas típicas da quermesse e visitar a cidade cenográfica, que relembra os primórdios do lugarejo que deu origem à cidade de Juazeiro do Norte.
Nátiley Ribeiro – Mãe das Dores