O Interior Sul do Ceará registrou uma queda significativa nos índices de criminalidade nos primeiros três meses de 2025. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), houve uma redução de 21,9% nos roubos e 17% nos furtos na região. No comparativo com o mesmo período de 2024, os casos de roubo caíram de 627 para 490, uma diferença de 137 ocorrências a menos. Já os furtos tiveram uma queda ainda mais expressiva, com 439 registros a menos, passando de 2.581 para 2.142 casos. A diminuição nos índices acompanha uma tendência geral de retração da criminalidade em todo o estado, que apresentou queda de 5,7% nos furtos. As ações das forças de segurança e o reforço no policiamento preventivo são apontados como fatores que contribuem para essa redução nos crimes patrimoniais.
Apesar de muitas vezes serem tratados como sinônimos, roubo e furto são crimes distintos no Código Penal Brasileiro. O furto ocorre quando um bem é subtraído sem o uso de violência ou ameaça contra a vítima, como no caso de objetos levados de veículos estacionados ou furtados de dentro de casas vazias. Já o roubo envolve algum tipo de intimidação, como uso de arma ou força física para tomar o objeto da vítima.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou as ações do Governo do Estado no combate a esses crimes: “Agradeço às nossas Forças de Segurança pelo empenho na redução desse crime que tanto incomoda a população, como também frisar que o Governo do Ceará, através do programa Ceará contra o Crime, implanta estratégias que contribuem, e muito, para essa redução. Como são os programa Meu celular, que já devolveu mais de 6 mil aparelhos celulares, desde a sua implantação no mês de abril do ano passado; o programa Segurança no Ponto; e o programa Moto Seguro, ambos contribuindo para essa redução da criminalidade violenta no que diz respeito ao patrimônio”, comemorou.