Com 95,99% das urnas apuradas no Ceará, confira a lista dos 22 deputados federais eleitos no estado. Devido aos cálculos eleitorais e a ainda não finalização da apuração, pode haver mudanças até o encerramento da contagem.
A bancada cearense é composta por 22 parlamentares com mandato pelos próximos quatro anos.
VEJA LISTA COMPLETA DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS PELO CEARÁ EM 2022:
André Fernandes (PL)
2 – Júnior Mano (PL)
3 – Célio Studart (PV)
4 – Idilvan (PDT)
5 – Eunício (MDB)
6 – Guimarães (PT)
7 – Luizianne (PT)
8 – Domingos Neto (PSD)
9 – AJ Albuquerque (PP)
10 – Matheus Noronha (PL)
11 – Robério Monteiro (PDT)
12- Mauro Filho (PDT)
13 – Fernanda Pessoa (União)
14 – Moses Rodrigues (União)
15 – André Figueiredo (PDT)
16 – Eduardo Bismark (PDT)
17 – Luiz Gastão (PSD)
18 – Yuri do Paredão (PL)
19 – Danilo Forte (União)
20 – José Airton (PT)
21 – Dr. Jaziel (PL)
22 – Dayany do Capitão (União)
COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO DE DEPUTADOS FEDERAIS?
Diferentemente das eleições majoritárias, que ganha quem tiver mais votos, nas eleições para deputado federal, o voto dado para um candidato conta, também, como voto dado no partido ao qual ele pertence. Essa é a mesma lógica que elege deputados estaduais e vereadores.
Nesse sistema, cada partido elege um número de candidatos a deputado que é proporcional ao número total de votos que recebeu em todos os seus candidatos a deputado, além dos votos na própria legenda.
Então, por exemplo, se o estado tem dez vagas na Câmara Federal e o total de votos válidos no partido foi de 100 mil, significa que cada lugar no parlamento “custa” dez mil votos, que é o chamado “quociente eleitoral”.
Dividindo o número de votos de cada partido pelo quociente eleitoral, é possível chegar à quantidade de vagas que cada sigla poderá ocupar. Ou seja, nesse caso, se o partido teve 26 mil votos, ele só terá direito a duas vagas na Câmara dos Deputados.