No Cariri Cearense, a cidade de Salitre, localizada a 536km da capital, Fortaleza, concentra a maior população autodeclarada preta do estado, com 14,7%. Os dados são do IBGE, que contabilizou no Ceará, o quantitativo de 64,7% da população autodeclarada parda e a preta atingiu 6,8%. A soma das duas corresponde a 71,5% da população negra cearense.
Outros municípios caririenses tem apresentado destaque em políticas de promoção da igualdade racial no Ceará: Araripe recebeu o Selo Município Sem Racismo, nessa terça-feira (17). Dentre as ações adotadas pela cidade, está a formação antirracista para professores; o Projeto Político Pedagógico Quilombola (PPPQ) na comunidade quilombola Sítio Arruda e a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Neste ano, o Crato e Brejo Santo foram alguns dos primeiros municípios a também receberem a certificação. Para alcançar a honraria, é preciso propor uma série de ações e políticas para a promoção da igualdade racial, como a criação de Conselhos Municipais de Igualdade Racial, ações na área da educação e saúde, e a implementação de ações afirmativas.