O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta segunda-feira (10), a situação de emergência em Salitre, no Cariri, devido à estiagem. Com isso, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Além de Salitre, as cidades de Pedra Branca, também afetada pela estiagem, e Quiterianópolis, que enfrenta um período prolongado de seca, tiveram a situação de emergência reconhecida. No total, o Ceará possui 33 municípios com reconhecimento federal vigente, sendo 24 por estiagem e nove por seca.
Com a medida, as prefeituras podem requisitar recursos para a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e outros itens essenciais. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho e define os valores a serem liberados.