Uma pesquisa realizada pelo Instituto Opnus, e divulgada pelo Diário do Nordeste neste sábado (27), fez um levantamento sobre os temas que a população cearense espera ser discutidos nas eleições 2024 para prefeito e prefeita.
A saúde foi o tema mais apontado por 36% dos entrevistados; seguida de geração de emprego e renda, com 19%. A segurança pública aparece em terceiro lugar, com 18%, e a educação em 4º, lembrada por 16% dos entrevistados. Outros temas como infraestrutura e pavimentação, são apontados por 7% dos eleitores. Já 4% disseram não saber ou não responderam à pergunta.
Os resultados alcançados tiveram como base a média coletada em três recortes regionais: Fortaleza, Região Metropolitana e interior do estado.
No interior, saúde e geração de emprego são os mais importantes para os eleitores, com 36% e 25%, respectivamente. Com 16%, a educação tem mais apelo do que segurança, que foi considerada prioridade para 10% dos eleitores, seguida de infraestrutura e pavimentação, com 9%.
Em Fortaleza, a saúde e a segurança estão tecnicamente empatados, c0m 35% e 33%, respectivamente; mostrando que serão dois temas fortemente debatidos entre os candidatos nas eleições da Capital. A educação obteve 17% das prioridades entre os entrevistados, seguida de geração de emprego e renda, com 9%, e infraestrutura e pavimentação, com 3%.
Na Região Metropolitana, o apelo à saúde é maior em relação à Capital e o interior, com 39%. No entanto, sobre a segurança, embora esteja em 2º lugar, com 22%, a prioridade é menor se comparada à Fortaleza com 33%. Geração de emprego e educação aparecem numericamente empatados, com 16%, seguidos de infraestrutura e pavimentação, com 6%.
A pesquisa foi realizada em todo o Ceará com 1,7 mil pessoas, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 11 e 18 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2,4% para mais ou para menos.