🔹A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte reforçou a importância da prevenção à bronquiolite viral, doença comum no período invernal, que afeta principalmente crianças de 0 a 2 anos. Segundo a médica Kássia Fernandes, do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes (HIMA), a bronquiolite pode evoluir para casos graves, exigindo internação em UTI.
“O perigo é a evolução da doença para o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, onde a criança precisará de suporte mais avançado, com internamento em leito de UTI”, destaca.
Além do impacto na saúde das crianças, a médica alerta para a sobrecarga no sistema de saúde, com aumento dos atendimentos na emergência pediátrica e da ocupação de leitos hospitalares.
A prevenção é apontada como a melhor forma de evitar complicações. Entre as medidas recomendadas estão a higienização frequente das mãos, o uso de álcool em gel, a limpeza de objetos e superfícies, o afastamento de pessoas gripadas, a evitação de locais fechados e a restrição de visitas nos primeiros meses de vida do bebê.