A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, até a última segunda-feira, 25 de julho, foram notificados três casos da varíola dos macacos (monkeypox). Destes, um paciente já foi descartado laboratorialmente e dois pacientes em investigação, aguardando os resultados dos exames.
Os dois casos suspeitos são residentes nos bairros Seminário e são Miguel, ambos do sexo feminino, de 25 anos e 51 anos. Não tiveram história de viagens pelo Estado, pelo Brasil ou pelo exterior, e nem contato com viajantes.
As pacientes evoluem com estado bom e tratando a sintomatologia da doença. Em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas,N como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.
O acompanhamento e monitoramento estão sendo realizados pelos profissionais das Unidades de Saúde dos territórios, juntamente com a equipe da Vigilância Epidemiológica do município.