A partir da próxima segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) deve iniciar mais uma ferramenta para prevenção do HIV, no Estado. Os pacientes poderão solicitar uma teleconsulta com um médico por meio do site Saúde Digital ou do Ceará App. Além disso, a população também poderá solicitar kits de profilaxias de pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV por meio do serviço de Telessaúde da Sesa.
O projeto é uma iniciativa motivada pela campanha do Dezembro Vermelho, considerado como o mês de conscientização sobre o HIV, aids e outras ISTs. Inicialmente, os serviços serão ofertados com médicos plantonistas on-line de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h. O horário de atendimento foi escolhido a partir do dado de que esse seria o de maior período de exposição, quando ocorrem festas e festivais.
“Qualquer pessoa maior de 18 anos poderá solicitar, a qualquer hora, um atendimento por meio do aplicativo Ceará App ou do Saúde Digital. Após isso, será disponibilizado um link para a consulta on-line, com horário marcado”, afirma a a médica infectologista e coordenadora do serviço de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros.