Na manhã desta sexta-feira(20), foi lançada a Operação “Expediente Operacional” pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). O objetivo é a ampliação da segurança pública e reforço no policiamento, e para isso, foram entregues 100 escudos balísticos nível III a serem usados nas ações dos Batalhões do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).
Além da Capital, as ações simultâneas ocorreram também com a saída de tropas dos batalhões da Região Metropolitana e interiores Norte e Sul. Participaram da ação o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, e o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez.
Na operação, a Capital contará com 46 viaturas, oito motos e 180 policias. O restante do efetivo e do emprego dos veículos serão utilizados na Região Metropolitana e nos interiores Norte e Sul do Ceará. Já os escudos balísticos serão utilizados em operações policiais de alto risco, onde haja indivíduos armados com armas de fogo, arma branca ou quaisquer objetos perfurocortantes e em qualquer operação de choque.