A tradicional subida ao Horto da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará, volta a ser possível após dois anos. A visitação nesse período tinha sido restrita em razão da pandemia de Covid-19. A Sexta-feira Santa é uma das datas mais esperadas pelos fiéis para fazer a caminhada a pé para o local, numa extensão de cerca de 2,5 quilômetros. Este ano a subida vai estar liberada a partir das 4h da madrugada desta sexta (15).
Anualmente, a colina do Horto do Padre Cícero recebia cerca de 2 milhões de visitantes, antes da pandemia. Durante a Semana Santa, fiéis de vários estados têm o costume de visitar a estátua do Padre Cícero para fazer orações, pagar promessas ou agradecer graças alcançadas. A expectativa é de que 150 mil pessoas visitem o monumento nos próximos dias.
A presença do público está liberada, mas é preciso seguir as medidas de proteção contra a Covid-19, como, por exemplo, o uso de máscara nos locais fechados, nas igrejas e museus.
“Estamos reabrindo esse movimento da Semana Santa, que tem essa tradição muito bonita das pessoas que sobem em caminhada, em sua maioria, até a colina do Horto na madrugada. Isso é muito bonito porque eles têm essa comparação com o Monte das Oliveiras, o Santo Sepulcro, tem tudo isso que caracteriza a questão da religiosidade”, explicou Francisca Santana, gestora administrativa da Obra Salesiana Horto do Padre Cícero.
A movimentação no local deve aumentar mais ainda na quinta-feira, quando acontece a celebração da Ceia do Senhor e Lava-pés. Após a missa, os portões do Horto fecham às 22 horas, só abrindo às 4h da madrugada na sexta-feira, dia com a expectativa de maior público, com a caminhada liberada.
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte informou também que vai colocar em prática um plano de ação para acompanhar a subida ao Horto, durante a Semana Santa. A Guarda Civil Metropolitana e o Departamento Municipal de Trânsito formarão barreiras e será controlado o tráfego pelos acessos ao santuário.
A partir das 19 horas da quinta-feira até as 17 horas da sexta-feira, as equipes atuarão em barreiras físicas e no monitoramento de pontos estratégicos como as subidas, santo sepulcro e a própria colina do Horto. De acordo com decreto municipal, está proibido o consumo, porte ou comercialização de bebidas alcoólicas no local durante o período.
Veja a programação para o período:
Quarta-feira (13 de abril)
- 8h – Santa Missa
- 8h às 11h – Confissões
- 09h30 – Terço Mariano
- 15h – Terço da Misericórdia
- 19h – Via-Sacra da Comunidade
Quinta-feira (14 de abril)
- 8h – Oração da Manhã: Ofício Divino
- 9h – Live
- 09h30 – Terço Mariano
- 19h – Celebração da Ceia do Senhor e lava-pés
- 20h30 às 21h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Sexta-feira (15 de abril)
- 4h – Louvor e Bênção da Cruz
- 6h – Abertura do Museu
- 6h – Animação Penitencial
- 6h às 11h – Confissões
- 8h30 – Chegada da Via Sacra ao Horto
- 12h – Últimas palavras de Jesus
- 14h30 – Exortação
- 16h – Celebração Litúrgica da Paixão e Morte do Senhor
Sábado (16 de abril)
- 8h – Orações Litúrgicas
- 9h30 – Terço Mariano
- 19h30 – Vigília Pascal, Benção do Fogo, Procissão e Missa
Domingo (17 de abril)
- 7h – Santa Missa (Santo Sepulcro)
- 7h30 – Santa Missa
- 9h – Santa Missa
- 10h30 – Santa Missa
- 16h – O Horto do Meu Padim
- 19h – Santa Missa