Um homem suspeito de realizar ataques cibernéticos e vazamento de dados foi preso no Ceará. A detenção ocorreu na tarde de segunda-feira (22), no bairro Panamericano, em Fortaleza, após um trabalho investigativo conjunto das Polícias Civis do Estado do Ceará (PCCE) e do Distrito Federal (PCDF). O suspeito estava com um mandado de prisão expedido pela 7ª Vara Criminal de Brasília.
O homem, conhecido pelo apelido “Karamujo”, é investigado por ataques a servidores de prefeituras em vários estados, vazamento de dados de uma instituição financeira com sede em Brasília e divulgação de arquivos privados. Após receber informações da PCDF, a PCCE, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP), localizou o suspeito em sua residência.
Durante a abordagem, foi apreendido um celular, que será analisado para auxiliar nas investigações. O homem foi levado à Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e, posteriormente, encaminhado para uma unidade do sistema prisional cearense. A DRCC continuará as investigações para identificar outros possíveis crimes associados ao suspeito.
A população pode ajudar com informações, que podem ser enviadas para o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pelo número 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181. Denúncias também podem ser feitas diretamente à DRCC pelo telefone (85) 3101-7586. O sigilo é garantido.